Canetas coloridas: veja curiosidades sobre esse item tão popular

As canetas coloridas fazem parte do dia a dia de crianças e adultos. Esses itens práticos e criativos têm uma história interessante. Você sabia, por exemplo, que as primeiras canetas eram feitas de osso e penas?

Canetas coloridas: veja curiosidades sobre esse item tão popular插图
Descubra agora curiosidades sobre a evolução e os usos das populares canetas coloridas.
Origem antiga
Acredita-se que os egípcios já usavam uma espécie de caneta há mais de 2.500 anos! Eram varetas de junco ou outros materiais, molhadas em tinta preta à base de fuligem.
Os romanos aperfeiçoaram a ideia, criando estiletes de metal com ponta embebida em tinta. Penas também eram usadas para escrever.
Somente no século 19 surgem canetas mais parecidas com as atuais, com depósito de tinta e ponta porosa.
Cores vibrantes
Originalmente, canetas eram encontradas apenas na cor preta, para escrita. As tintas coloridas começam a ser desenvolvidas no início do século 20.
Em 1915, a marca Crayola lança uma linha com 8 cores básicas. Em 1958, o número de tons salta para 64! Hoje, há coleções com até 200 nuances.
As cores variam do tradicional vermelho, azul e amarelo a tons de repolho, maçã verde e uva. Há ainda glitter, neon e efeitos metalizados.
Usos criativos
Além da escrita, as canetinhas coloridas são ótimas para desenhar, destacar, decorar e criar.
São muito usadas por estudantes para criar mapas mentais, quadros sinóticos e ilustrações didáticas nos estudos.
Cartazes, banners, scrapbooks, cardmaking, lettering, bullet journal e hundreds outros trabalhos manuais também dependem das versáteis canetas.
Para desenhos artísticos, são ótimas para fazer esboços, contornos de pinturas e detalhes precisos.
Marcadores do tempo
Se você estudou nas décadas de 80, 90 ou 2000, certamente se lembra das marcas de canetas da época.
Faber-Castell, Bic, Pilot, Cis, Compactor e Acrilex fizeram sucesso no Brasil. Lápis de Cor e Giz de Cera foram febre nos anos 1990.
Muitas marcas icônicas seguem presentes até hoje, acompanhando gerações de estudantes. Ver as embalagens de novo é como uma viagem no tempo!
Sustentabilidade
Atualmente, muitas marcas investem em canetas ecológicas, feitas com plástico reciclado ou materiais naturais como bambu e papel.
As tintas também ficam cada vez menos tóxicas, à base de água ou ingredientes vegetais.
Há opções sustentáveis tanto para uso infantil como para artistas profissionais. É uma boa maneira de colorir com consciência ambiental.
Evolução tecnológica
As novidades high tech também chegaram às canetinhas! Já existem modelos com tinta infinite, que nunca acaba.
Outras têm corpo touchscreen, para usar nos celulares e tablets. Há ainda sets com centenas de cores miscíveis, para criar qualquer nuance.
A tecnologia ajuda a aprimorar a experiência, sem perder a essência divertida das canetas coloridas.
Com toda essa história, não é de se espantar que as canetinhas coloridas continuem populares em pleno século 21. Elas seguem estimulando a criatividade e alegria de crianças e adultos há gerações. Não importa a idade, sempre temos algo a aprender e criar com essas versáteis canetas.
Marcadores afetivos
Além de serem ótimas para colorir, as canetinhas têm um valor afetivo. Muitas pessoas guardam canetas antigas como recordação da infância.
Ver as embalagens e modelos de “antigamente” traz uma sensação nostálgica e alegre. As lembranças da época da escola estão intrinsicamente ligadas às canetas coloridas.
Quando presenteamos alguém com um conjunto de canetas novinhas, isso também carrega um significado. É um estímulo para a pessoa usar sua criatividade e colorir seu mundo.
Seja para desenhar, escrever, decorar ou relaxar, as canetinhas são companheiras versáteis no dia a dia. Este artigo mostrou como elas seguem trazendo alegria e nostalgia para pessoas de todas as idades e gerações.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Previous post Como fazer contorno de desenhos usando canetas coloridas?
Next post Workshop online de desenho com canetas coloridas: aprenda do zero!